Projeto de tratamento de água do canal das Tachas / RJ

Despoluição de águas contaminadas com Oxclor.

Apresentação

O Canal das Tachas interliga importantes sistemas ecológicos como a Lagoinha, situada no Parque Natural Municipal Chico Mendes, e a Lagoa de Marapendi, situada no Parque Natural Municipal de Marapendi, e corresponde a um importante e valioso corpo hídrico do município do Rio de Janeiro, que encontra-se em situação crítica em termos de qualidade de água.

O sistema de esgotamento sanitário, o adensamento populacional em seu entorno e a falta de controle no descarte de resíduos sólidos comprometem e afetam drasticamente sua preservação. Seu curso sofre com o assoreamento total em vários trechos e também com a propagação acelerada de plantas aquáticas (macrófitas) que se reproduzem em ambiente anaeróbico.

Natureza e população convivem diariamente com um cenário desolador, que favorece abruptamente a proliferação de doenças e extinção de espécies de sua fauna e flora.

O odor extremamente forte agrava ainda mais a paisagem ao afetar mais um de nossos sentidos, e pode ser percebido no ponto de lançamento que segue para o mar, quilômetros a frente.

constatação

Toda a extensão deste sistema hídrico encontra-se em ritmo cada vez mais acelerado de degradação, diante da realidade na qual está inserido.

A baixíssima vazão do Canal das Tachas a montante da Lagoinha, com todo seu volume inicial praticamente parado, recebe contribuições somente dos esgotos dos condomínio de seu entorno.

A jusante da Lagoinha, onde uma grande comunidade e demais populações do entorno contribuem com a vazão de lançamento de seus esgotos, é possível observar pequeno fluxo que se propaga a partir da estação elevatória da região.

Os parâmetros apresentados com mais de 12 anos a montante da Lagoinha e há mais de 6 anos a jusante da mesma, demonstram o quão crítica já é a situação no local e a velocidade de sua degradação, o que afeta diretamente dois grandes Parques Naturais Municipais, além do próprio litoral.

Felizmente, este sistema hídrico pode vir a tornar-se referência para toda a cidade, que conta agora com uma oportunidade de sanar este cenário e promover a preservação do local com a OXCLOR.

Procedimentos

A OXCLOR realizou coletas do efluente bruto (água bruta do Canal das Tachas), para verificação das condições atuais do local e realização de ensaios para fins de dimensionamento do tratamento a ser considerado para o local, através da aplicação de seu AGENTE DE TRATAMENTO, POLI ÓXIDO DE CLORO E SILÍCIO.

A partir destes ensaios a equipe da OXCLOR estabeleceu a estratégia de tratamento aplicável ao local, de forma a viabilizar alterações positivas no mais curto prazo possível, sem prejuízos à população e à fauna e flora locais.

Clique para ver o projeto completo

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *